Tiotropium em inalador
O que é este medicamento?
O TITROPIUM é um agente anticolinérgico. Expande as vias respiratórias para facilitar a respiração.
O Tiotropium é usado para prevenir broncoespasmos em pessoas com bronquite, enfisema ou DPOC. Não deve usar Tiotropium se for alérgico ao tiotrópio ou ao ipratrópio.
Medicamento de categoria C de acordo com a FDA relativamente à gravidez. Não se sabe se o Totropium é prejudicial para o feto.Informe o seu médico se estiver grávida ou a planear engravidar durante o tratamento. Não se sabe se o Tiotropium passa para o leite materno ou se poderá ser prejudicial para o bebé. Se estiver a amamentar, não use Tiotropium sem falar primeiro com o seu médico.
Como devo tomar este medicamento?
Use Tiotropium exatamente como prescrito pelo seu médico. Não aplique quantidades maiores nem utilize por mais tempo que o recomendado. Siga as indicações da sua receita.
Tiotropium (tiotrópio) é usado para prevenir broncoespasmos. Não utilize este medicamento num ataque de broncoespasmos que já esteja a decorrer, uma vez que vai funcionar com a rapidez necessária para reverter os sintomas. Use apenas um inalador de ação rápida para tratar um ataque.
Fale com o seu médico se algum dos seus medicamentos parecer não estar a funcionar tão bem no tratamento ou na prevenção de ataques.
Para ter a certeza de que Tiotropium está a fazer o efeito desejado, a sua função pulmonar terá de ser examinada regularmente.Visite seu médico regularmente.
E se eu falhar uma dose?
Aplique o medicamento assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da dose seguinte, salte a dose esquecida e aguarde pela próxima dose. Não tente compensar com uma dose extra do medicamento.
Não utilize o inalador de Tiotropium mais do que 1 vez por dia.
Que cuidados devo ter enquanto tomar este medicamento?
Evite o contacto com os olhos. Se isso acontecer, enxague bem com água.
Efeitos secundários comuns
- boca seca;
- prisão de ventre, dores de estômago, vómitos;
- sintomas de constipação como nariz entupido, espirros, dor de garganta;
- hemorragia nasal; ou
- dores musculares.
O que pode interferir com este medicamento?
Informe o seu médico de todos os medicamentos que está a tomar, especialmente:
- atropina;
- beladona (Donnatal, entre outros)
- benztropina;
- dimenidrinato;
- metescopolamina;
- escopolamina;
- teofilina, entre outros;
- medicamentos para a bexiga e trato urinário, tais como: darifenacina, flavoxato, oxibutinina, tolterrodina ou solifenacina;
- tosse, frio ou alergia medicamentosa;
- medicamentos para a colite, tais como: diciclomina, hiosciamina ou propantelina;
- medicamentos esteróides, tais como: prednisona, metilprednisolona, fluticasona, beclometasona, budesonida, dexametasona, mometasona, triamcinolona, entre outros; ou
- medicamentos para o tratamento de úlceras, tais como: glicopirrolato ou mepenzolate.